PARA ACESSAR AS MESAS, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
COMUNICADOR@S: Confiram DIARIAMENTE suas páginas.
NÃO deixe tudo pra última hora!
LEITOR@S: perguntas só devem ser feitas DEPOIS do dia 8/04 ATÉ 11/04 [5a feira, penúltimo dia].
Perguntas feitas ANTES ou DEPOIS dessas datas serão excluídas e não computadas na presença.
Coord. Dr. Jaqueline Zarbato
Com as conferências:
FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD): FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIENTES COLABORATIVOS
Aline Vanessa Locastre
EDUCAÇÃO, ESCOLA E ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO 21
Jorge Luiz da Cunha
APROPRIAÇÕES DA TRADIÇÃO CLÁSSICA NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA
Priscilla Gontijo Leite
Victor Braga Gurgel
AS TEMPORALIDADES DA ANTIGUIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL
Uiran Gebara da Silva
Coord. Dr. Everton Crema
Com as conferências:
MANUAIS DE DIDÁTICA DE ESTUDOS SOCIAIS PARA A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO FONTES PARA O CÓDIGO DISCIPLINAR DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA
Ana Claudia Urban
HISTORIA TRAUMÁTICA RECIENTE EN LOS TEXTOS ESCOLARES DE HISTORIA DE CHILE
Andrea Minte
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E INTERCULTURALIDADE: A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS EM FOCO
Geyso Dongley Germinari
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE
Joana D Arc Vaz
Almir Sandro Rodrigues
O LAPEDUH E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA: HISTÓRIA, FUNDAMENTOS E AS POSSIBILIDADES DE UMA DIDÁTICA DA HISTÓRIA ESPECÍFICA
Thiago Augusto Divardim de Oliveira
Coord. Dr Carlos Campos e Dr. Luis Assunção
Com as conferências:
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: PENSANDO O PROJETO BAQUAQUA
Bruno Rafael Véras de Morais e Silva
Tatiane de Lima Santos
ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA ROMANA E AMBIENTES VIRTUAIS COM TEMAS HISTÓRICOS: ALGUNS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
Carlos Eduardo da Costa Campos
Coord. Dra. Dulceli Estacheski
Com as conferências:
POTENCIALIDADES DO USO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: FICÇÃO, REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E CULTURA HISTÓRICA
Maristela Carneiro
ESTRATÉGIAS TESTAMENTÁRIAS E PODERES FEMININOS NO MARANHÃO SETECENTISTA
Marize Helena de Campos
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO GÊNERO E DAS SEXUALIDADES ENTRE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA BAIXADA CUIABANA. ALGUMAS REGULARIDADES
Moisés Lopes
Prof. Dr. José Maria Souza Neto
Com as conferências:
CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: O DOCUMENTÁRIO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DOS FILMES O TRIUNFO DA VONTADE (1935) E O DIA DA BANDEIRA (1937)
Arthur Gustavo Lira do Nascimento
Flávio Weinstein Teixeira
A HISTÓRIA EM QUADRINHOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO SOBRE OS ESTUDOS DE ETNICIDADE POR MEIO DO MANGÁ “MAGI: O LABIRINTO DA MAGIA”
Luis Filipe Bantim de Assumpção
A CULTURA HISTÓRICA RELATIVA À DITADURA MILITAR BRASILEIRA A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Marcelo Fronza
Coord. Dr. André Bueno
Com as conferências:
UMA APROXIMAÇÃO AO TIMOR PRÉ-COLONIAL. NOTAS HISTÓRICAS PARA ENTENDER O PRESENTE
Alberto Fidalgo Castro
HISTÓRIA DAS TRAJETÓRIAS DOS NEGROS NA AMAZÔNIA: O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS CONTAM?
Heraldo Márcio Galvão Júnior
Arcângelo da Silva Ferreira
A ÁFRICA QUE INCOMODA A ESCOLA BRANCA: PERSPECTIVAS EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA
Maria Isabel Mena García
O USO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Zuleide Maria Matulle
Coord. Dr. André Bueno
Com as conferências:
O CEMITÉRIO E SUA POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA – RECURSO, FERRAMENTA E CAMPO DE ESTUDO
Alcimara Aparecida Föetsch
"NÃO HÁ DESVIOS NO CAMINHO DO ESTUDO": UM DIÁLOGO ENTRE PENSADORES DA CHINA TRADICIONAL E A QUESTÃO DO APRENDIZADO
André Bueno
UM FUTURO PARA O PASSADO: O MUSEU NACIONAL VIVE
Vanessa Cristina Chucailo
Rodrigo Lima Veloso
Coor. Dr. Renan Birro
Com as conferências:
LITERATURA E HISTÓRIA COMO SABERES COMPLEMENTARES SOBRE O MEDIEVO – INTRODUÇÃO A UMA DISCUSSÃO
Álvaro Alfredo Bragança Júnior
NOS BRAÇOS DA PRIMEIRA DAMA:
AGRAMÁTICA NA ACEPÇÃO DOS MESTRES ALAIN DE LILLE (1128-1203), JOÃO DE SALISBURY (C.1115-1180) E ADELARDO DE BATH (1080-1152)
Carlile Lanzieri Júnior
A IDADE MÉDIA ENCANTADA DOS ARAUTOS DO EVANGELHO ANALISADA ATRAVÉS DO MEDIEVALISM
Clinio de Oliveira Amaral
João Guilherme Lisbôa Rangel
O MEDIEVALISMO NO BRASIL E O SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO
Douglas Mota Xavier de Lima
AS TRADUÇÕES E A PESQUISA EM HISTÓRIA MEDIEVAL: REFLEXÕES SOBRE UM PROBLEMA
Lukas Gabriel Grzybowski
JOGOS ELETRÔNICOS E MEDIEVALISMO: REFLEXÕES E CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Renan Marques Birro
Excelente iniciativa. Muito importante nos dias que correm, quando a Histporia é mais ignorada, criticada e necessária
ResponderExcluirNovo desafio
ResponderExcluirProgramação TOP. <3
ResponderExcluirEstou ancioso pra começar o 5° Simposio... esse é um evento que faço questão de participar todo ano! Quero agradecer a todos os organizadores, estão todos de parabéns.
ResponderExcluirParabéns pelas mesas propostas! Elas abrangem um amplo campo de atuação profissional.
ResponderExcluirBrilhante iniciativa! Ainda mais em Tempos onde se criticam a história, temos que ficar atentos sobre o que realmente aconteu e acontece nela.
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho,evento dinamico e com temas importantes. Participo desde 1° evento. Estou amando.
ResponderExcluirIvanilson Martins dos Santos.
Parabéns para os organizadores e para todos os participantes! É a primeira vez que participo e estou muito feliz pela oportunidade! São muitos temas interessantes, textos claros e o modo de interação para perguntas e respostas ficou muito acessível.
ResponderExcluirQue bacana esse simpósio, primeira vez que participo, estou muito contente.
ResponderExcluirRaildis Azevedo
Muito interessante as temáticas das mesas.Parabéns aos organizadores do evvento
ResponderExcluirParabéns pelas temáticas. Nem em eventos presenciais é possível ter acesso a tantos debates como esses.
ResponderExcluirBoa tarde. Parabéns pela iniciativa do evento, todos nós sabemos nossas demandas cotidianas, o quanto é difícil participar presencialmente de diversos eventos nas nossas áreas. Espero que venham mais.
ResponderExcluirEu tenho uma sugestão, elaborar dentro das mesas um espaço para os interlocutores colocarem seus emails, talvez nos comentários, para que possamos manter contato e possibilitar trocas de conhecimentos sobre as temáticas, de eventos, de textos. Propiciar um canal permanente como um legado do evento.
Excelente sugestão! Também concordo
ExcluirParabéns pelos temas abordados!
ResponderExcluirTodas as temáticas são de extrema relevância.
ResponderExcluirReitero meus agradecimentos aos organizadores pela relevância do Simpósio e pela riqueza dos temas e suas discussões. Adilson Marcos de Matos Ferrarese.
ResponderExcluirParabéns aos organizadores. Eventos como esse beneficiam principalmente professores do ensino básico que tem poucas chances de participar de congressos de grande porte. Uma sugestão para novas edições: Vìdeo de algum palestrante ou de alguma mesa redonda pra gente também poder participar com perguntas.
ResponderExcluirParabéns aos idealizadores e organizadores do simpósio. É a primeira vez que participo e estou adorando. Temáticas indispensáveis para o saber e o fazer histórico e assuntos pertinentes para serem discutidos e refletidos de forma tão dinâmica.
ResponderExcluirVontade imensa de ler tudo!!! Ótimos trabalhos apresentados.
A programação foi montada a dedo para esse simposio, parabéns aos idealizadores,já na expectativa do 6°.
ResponderExcluirGostaria de saber se as matérias,após finalizado o Simpósio,ficarão disponíveis para estudo e consulta no site do evento?
ResponderExcluirParabéns aos idealizadores, as temáticas são de suma importância e abragem inúmeras áreas do conhecimento! O evento está sendo muito proveitoso.
ResponderExcluirÉlida Lorrane Ramalho Almeida
Parabéns pela constante iniciativa do Simpósio de História e as temáticas abordadas. Esse é um espaço de transversalidade de conhecimento, debates e reflexão. José Humberto
ResponderExcluirExcelente evento, temáticas variadas e qualidades nos textos.
ResponderExcluirNota miiiil esse evento! Muito bom mesmo!!!!
ResponderExcluirParabenizo pelo evento, um espaço privilegiado para discutir o ensino historia na atualidade, obrigado
ResponderExcluir